Recebo vários pedidos por e-mail de designers querendo que eu avalie o logo deles. Raros são os que enviam um briefing para poder analisar (afinal de contas, posso achar que um logo é ruim, mas se couber na proposta tá valendo!). Mas a grande maioria esquece de seguir cinco dicas básicas para criar um logo eficaz. Vamos falar sobre elas.
O designer Jacob Cass publicou um artigo em 2009 que até hoje levo como referência para criar um bom logo. Abaixo, vou adaptar o texto original dele.
Um logo eficiente é (em nenhuma ordem específica):
Simples
Memorável
Atemporal
Versátil
Adequado
1. Simples
Um logo simples é facilmente reconhecível, e a simplicidade faz com que ele seja versátil e memorável. Um bom logo possui algo único.
Logos com muitos detalhes tendem a ser esquecidos facilmente. Pense no seu logo como se fosse um mapa: é difícil memorizar o mapa de uma cidade inteira, mas memorizar as ruas em volta de um ponto específico é mais fácil.
Um logo simples também é reconhecido quando você está dirigindo e vê um outdoor rapidamente, quando está andando pelo supermercado e vê o produto na prateleira entre centenas de outros competidores, quando um carro ou caminhão com o logo passa rapidamente por você, etc.
Além disto tudo, o logo simpes ainda tem a vantagem de ser mais fácil de memorizar do que um número de telefone ou endereço de e-mail.
Nenhum comentário:
Postar um comentário