quarta-feira, 19 de outubro de 2011

By: http://design.blog.br/design-grafico/5-dicas-para-criar-um-logo-eficaz

Recebo vários pedidos por e-mail de designers querendo que eu avalie o logo deles. Raros são os que enviam um briefing para poder analisar (afinal de contas, posso achar que um logo é ruim, mas se couber na proposta tá valendo!). Mas a grande maioria esquece de seguir cinco dicas básicas para criar um logo eficaz. Vamos falar sobre elas.

O designer Jacob Cass publicou um artigo em 2009 que até hoje levo como referência para criar um bom logo. Abaixo, vou adaptar o texto original dele.

Um logo eficiente é (em nenhuma ordem específica):

Simples

Memorável

Atemporal

Versátil

Adequado

1. Simples

Um logo simples é facilmente reconhecível, e a simplicidade faz com que ele seja versátil e memorável. Um bom logo possui algo único.

Logos com muitos detalhes tendem a ser esquecidos facilmente. Pense no seu logo como se fosse um mapa: é difícil memorizar o mapa de uma cidade inteira, mas memorizar as ruas em volta de um ponto específico é mais fácil.

Um logo simples também é reconhecido quando você está dirigindo e vê um outdoor rapidamente, quando está andando pelo supermercado e vê o produto na prateleira entre centenas de outros competidores, quando um carro ou caminhão com o logo passa rapidamente por você, etc.

Além disto tudo, o logo simpes ainda tem a vantagem de ser mais fácil de memorizar do que um número de telefone ou endereço de e-mail.



Nenhum comentário:

Postar um comentário